quarta-feira, 3 de agosto de 2011



02/08/2011 - 15h29 / Atualizada 02/08/2011 - 21h31

Avião da FAB cai em Santa Catarina com 8 a bordo; não há indícios de sobreviventes

Lucas Azevedo
Especial para o UOL Notícias
Em Porto Alegre



Destroços da aeronave da FAB que caiu em Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina


Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu por volta das 13h30 desta terça-feira (2) na cidade de Bom Jardim da Serra (a 135 km de Florianópolis), na serra de Santa Catarina. De acordo com testemunhas, o avião perdeu altitude e explodiu ao atingir o solo.
Em nota, o Comando da Aeronáutica afirmou que “não há indícios de sobreviventes” . De acordo com o comunicado, estavam a bordo sete militares e uma civil: major Antônio Carlos Souza da Silva, 1° tenente Samir de Barros Farias, 2° tenente Arthur Ricardo Carneiro da Silva Júnior, 2° tenente André Dias Alves, suboficial Marcelo André Rhoden, 2° sargento Helenilton de Souza Schafer, 3° sargento Jarbas Barbosa Mendes (Exército Brasileiro) e Glaci Kuelle Nunes de Oliveira.Segundo informações da FAB, oito pessoas estavam a bordo do C-98A Grand Caravan, do 5° Esquadrão de Transporte Aéreo. Bombeiros de São Joaquim confirmaram que cinco corpos  foram encontrados, mas a FAB determinou que ninguém tocasse nos corpos, já que os peritos devem analisar o local.
  • Arte UOL
A aeronave partiu de Canoas (RS) às 11h35 com destino ao Rio de Janeiro, diz nota oficial da Aeronáutica. Fortes ventos atingem o Estado nesta terça-feira, mas ainda não se sabe as causas do acidente.

Colisão de aviões em São Paulo

No dia 6 de julho, dois aviões da FAB se chocaram no ar durante um exercício na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo. O acidente envolveu duas aeronaves T-25 Universal e matou os capitães-aviadores Tibério César Corvello Vitola e Alex Araújo Affonso Rego, além dos tenentes-aviadores André Luiz Franchi Grigoletto e Jamil Nazif Rasul Neto.

Testemunha do acidente, o microempresário Joaquim Fernando Pereira, 51, disse que ouviu um “estrondo” e depois viu as aeronaves se tocando no ar antes da queda de ambas que levou “poucos segundos”.

As aeronaves caíram em meio a um canavial localizado entre as cidades de Pirassununga e Santa Cruz das Palmeiras (SP), sem causar feridos em terra.

Um comentário:

  1. Deixo aqui registrado o meu profundo pesar aos familiares e amigos das vítimas desse trágico acidente.
    Pergunto:
    - Qual é mesmo o ano de fabricação dessa aeronave?
    - Por que o Ministro da Defesa aceitou o corte de 40% do orçamento destinado as FFAA?
    - Por que os Comandos Militares não reagiram?
    Está aí o resultado. É Inadmissível continuarmos calados diante do sucateamento que impera nas FFAA. Não é primeira vez que militares morrem por sucateamento. Alguém já esqueceu do navio São Paulo?
    Sinto uma revolta tão grande. Dá vontade de pular no gogó do governo e seus asseclas e dar um basta nisso tudo. Meu sangue ferve indignado numa alma ferida. São milhares de vidas correndo perigo todos os dias! Milhares! Assim não dá.
    Até quando os militares vão permanecer calados sufocados por um estatuto arcaico que limita o seu direito de ir e vir? Quantos mais terão que morrer?
    Já passou da hora de se posicionarem. Acordem! Reajam!

    ResponderExcluir